Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Sons pela Cidade. Veja monumentos de Lisboa com outros… ouvidos

A Igreja da Memória, na Ajuda, e a Igreja de São Bartolomeu do Beato são os primeiros monumentos de Lisboa a entrar em ação na edição deste ano do “Sons pela Cidade”, uma co-produção da Metropolitana e da Câmara Municipal de Lisboa, que se inicia esta sexta-feira.

O programa, que se prolonga até 28 de março, tem como objetivo descentralizar a oferta cultural na cidade de Lisboa, levando-a a várias freguesias da capital, sempre com entrada gratuita, adequada à lotação dos espaços.

A estreia acontece já esta sexta-feira, às 19h00, na Igreja da Memória, na Ajuda, com obras de Beethoven e Freitas Branco.

Os Solistas da Metropolitana colocam lado a lado dois trios para violino, violoncelo e piano que – precisamente separados por um século (1808 e 1908) – ilustram bem o que distingue o princípio e o fim do romantismo musical.

O violino de Carlos Damas, o violoncelo de Jian Hong e o piano de Savka Honjikusic vão dar uma outra alma à Igreja da Memória, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Livramento e São José.

O imóvel, de arquitetura barroca, começou a ser construído em 1760 e é considerado Património Nacional. O projeto é da autoria do arquiteto italiano Giovanni Carlo Galli da Bibbiena.

Para domingo, às 16h00, no Beato, está marcado o segundo concerto do programa Sons pela Cidade. Freitas Branco e Beethoven voltam a ser os compositores, mas o trio passa a Quarteto de Cordas, composto por José Pereira (violino), Joana Dias (violino), Joana Cipriano (viola) e Catarina Gonçalves (violoncelo).

Esta é a oportunidade de ver com outros olhos (e ouvidos) a Igreja de São Bartolomeu do Beato, fundada em 1666 pelo frei Manuel da Conceição e que é sede da paróquia do Beato desde 1835.

A igreja paroquial de S. Bartolomeu do Beato está integrada no conjunto de edifícios de que fazia parte também o convento dos “frades Grilos”.

Norberto de Araújo definiu o imóvel, também apelidado de Igreja do Grilo, como sendo de “uma só nave e ostenta no corpo seis capelas, três por cada lado, e duas colaterais no transepto”.

Fique com a programação completa dos Sons pela Cidade e aproveite!

PROGRAMA

AJUDA

Igreja da Memória
Sexta-feira, 14 de fevereiro, 19h
Beethoven e Freitas Branco

BEATO

Igreja São Bartolomeu do Beato
Domingo, 16 de fevereiro, 16h
Beethoven e Lopes Graça II 2

PENHA DE FRANÇA

Igreja da Madre de Deus Domingo
1 de março, 16h
Virtuosismo e Belcanto

BENFICA

Palácio Baldaya
Domingo, 15 de março, 16h
Ensemble de Trompetes!

MARVILA

Escola Secundária D. Dinis – auditório
Sexta-feira, 20 de março, 21h
Contos Fantásticos

SANTA CLARA

Sede da Junta de Freguesia
Domingo, 22 de março, 16h
Schubert, Beethoven e Cláudio Carneyro

SANTA MARIA MAIOR

Igreja Santo António
Quinta-feira, 26 de março, 19h
Händel e Zelenka

OLIVAIS

Auditório SFUCO
Sábado, 28 de março, 17h
Ravel e Joly Braga Santos

Entrada Livre
Sujeita à lotação das salas
M/6
Concertos comentados

+ INFO: dmc.dac@cm-lisboa.pt | 218 170 666

Notícias Relacionadas

Notícia
Anterior

Suspensão de atividades até 31 de maio

Saber Mais

Encerramento do Edifício-Sede da AMEC | Metropolitana

Saber Mais

Metropolitana suspende atividade artística até 5 de abril

Saber Mais

Músico Nuno Baptista vence Prémio Inatel. “Está a ser uma experiência incrível!”

Saber Mais

Solistas da Metropolitana e António Rosado dão Concerto Antena 2 em Lisboa

Saber Mais
Notícia
Seguinte