Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Mais de três centenas de alunos estudam ​e dão vida ao dia-a-dia da Metropolitana

Uma orquestra profissional e três escolas. É esta a realidade diária na AMEC | Metropolitana, que concentra nas suas instalações em Lisboa mais de três centenas de alunos neste ano letivo. Só no Ensino Superior o aumento é de 21% face ao ano letivo passado.

© Marcelo Albuquerque | Metropolitana

Mais de uma centena de alunos está a frequentar as licenciaturas de música clássica da Metropolitana no ano letivo 2017-2018. De acordo com os números oficiais, a Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO), a escola de ensino superior da Metropolitana, conta neste ano com 112 estudantes.

A maioria (99) está matriculada no Curso de Instrumentista de Orquestra, nove no Curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento e quatro no Curso de Direção de Orquestra.

Na Escola Profissional Metropolitana (EPM) estão inscritos 107 alunos: 89 frequentam os cursos secundários e, pela primeira vez desde a sua criação em 2008-2009, há uma turma de 18 alunos no 7º ano de escolaridade.

No Conservatório de Música da Metropolitana (CMM) estudam este ano 123 alunos: 28 no curso de Iniciação Instrumental, 48 no curso de Instrumento, 6 frequentam o ateliê instrumental, ainda em idade pré-escolar, e 41 frequentam outras formações e propostas curriculares, disponíveis para estudantes de todas as idades. Tudo somado, as três escolas da Metropolitana contam com 332 alunos diariamente na sua sede em Lisboa.

©Marcelo Albuquerque | Metropolitana

“Esta interligação entre a formação dos alunos e a prática musical dos professores e alunos profissionais da Orquestra Metropolitana de Lisboa é fundamental para nós”, afirma o diretor pedagógico da Metropolitana.

Nuno Bettencourt Mendes sublinha que “a existência de três escolas e um conjunto excecional de músicos permitem um ambiente propício ao incremento da motivação pelo estudo musical ao mais alto nível e pela fruição cultivada de todos os alunos”.