Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Pós-Graduação em Film Scoring: a entrevista com os protagonistas

De acordo com Yan Mikirtumov, Diretor Pedagógico da Metropolitana, a nova Pós-Graduação em Film Scoring da Academia Nacional Superior de Orquestra “visa não apenas diversificar as áreas de formação na ANSO, oferecer um curso inovador mas, também, colmatar as necessidades do mercado de trabalho nesta área”.

Aproveitámos para falar com os principais protagonistas e fazer um pequeno balanço agora que estamos a pouco mais de meio do período letivo desta pós-graduação: Professor Nuno Dario, Coordenador do Curso e alguns alunos.

Nuno Dario © Marcelo Albuquerque

Que balanço faz destes primeiros meses da primeira edição do Curso de Pós-Graduação em Film Scoring?

PROF. NUNO DARIO (N.D.) – Posso dizer que, concluído já o 2.º quarter (6-7 meses), o balanço não podia ser mais positivo. O curso tem decorrido de forma fluída e dinâmica e atingido muito positivamente todos os objetivos a que se propõe. Tem sido entusiasmante!

Temos, no curso de Pós-Graduação em Film Scoring na ANSO, um número restrito de alunos por ano propositadamente, justamente para favorecer uma interação mais eficaz no ensino e na aprendizagem. Isso tem-se revelado uma mais-valia. Simultaneamente, a estruturação geral do curso torna-o muito completo e de acordo com as exigências profissionais dos dias de hoje. Vejo isso refletir-se já nas diferentes valências que têm sido adquiridas pelos alunos… e ainda faltam mais 3 meses. Por estas razões, não poderia estar mais contente.


Como avalia o envolvimento dos alunos?

(N.D.) – Temos um grupo de alunos muito talentoso que se envolve completamente no curso, aproveitando ao máximo tanto o que curso oferece nas diferentes cadeiras como a experiência profissional de cada professor. Tem sido de facto um gosto enorme – não só da minha parte, como de todo o corpo docente – ver o crescimento e o desenvolvimento dos alunos. Os seus trabalhos são, por esta altura e na globalidade, excelentes.


Especificamente que tipo de trabalho tem sido desenvolvido nas aulas? 

(N.D.) O trabalho em aula é iminentemente prático e baseia-se no desenvolvimento de competências técnicas de escrita, de orquestração, de produção musical e de abordagens à música para cinema e jogos. Os alunos semanalmente compõem e produzem música para filme, com feedback dos professores. É uma atividade de “saber-fazer” e é nisto que o curso se foca fornecendo, claro, os enquadramentos teóricos específicos para a realização bem-sucedida dos trabalhos composicionais.


O que é feito nas sessões de gravação?

(N.D.) Nas sessões de gravação em estúdio profissional são gravadas as cues que os alunos compõem para cenas específicas de filmes. Cada sessão de gravação (e são 4 no curso) é uma experiência real-world dos processos e métodos de gravação das cues no contexto de film scoring, focando-se em objetivos muito claros de escrita específica para filme-estúdio que envolve músicos ao vivo (session musicians). Os alunos de Film Scoring têm ainda a oportunidade de poder dirigir as suas cues, caso prefiram, como já sucedeu.


Porque decidiu inscrever-se nesta pós-graduação?

ALUNO XAVIER RIBEIRO (X.R.) – A música para cinema sempre foi uma paixão minha. John Williams, Danny Elfman, Howard Shore (entre outros), sempre foram referências musicais para mim. A composição é uma área que tenho vindo a desenvolver e quando tive conhecimento desta pós-graduação considerei que seria uma oportunidade excelente para finalmente aprender mais sobre um mundo que há muito me fascina e no qual gostaria de desenvolver atividade.

ALUNA ANA ROQUE (A.R.) – Sou estudante de Composição há vários anos, mas nunca tinha explorado a área da música para cinema. Por ser um mundo que me fascina imenso e por saber que tem linguagens e metodologias muito específicas, fiquei entusiasmada com a chegada de uma Pós-Graduação deste género a Portugal.


Que balanço faz destes meses de aulas?

X.R. – Este curso tem sido uma experiência incrível. É um curso intenso, mas que nos coloca muito perto da realidade da indústria e da exigência que se espera ao mais alto nível. O corpo docente é extraordinário, além do conhecimento e know how que partilham connosco, a paixão com que lecionam estas temáticas é contagiante, realçando ainda o facto de serem profissionais com muita experiência nestas áreas específicas.

A.R. – Tem sido um período de grande novidade, em que descubro coisas novas em todas as aulas, sem exceção. O curso é muito prático, com um ritmo de trabalho rápido que nos obriga a gerir bem o processo criativo de forma a cumprirmos com o que é esperado de nós. O programa do curso é bastante completo e os professores são muito disponíveis, o que é extremamente motivador.


Quais são as suas expectativas e que mais-valias considera que poderá retirar desta formação para o seu futuro profissional?

X.R. – O meu objetivo com esta pós-graduação é claramente aprender mais aprofundadamente sobre a composição para cinema, desenvolver capacidades técnicas e domínio das ferramentas necessárias, mas principalmente criar conhecimento-base que me permita procurar oportunidades nesta indústria, sendo capaz de apresentar um trabalho profissional e de qualidade. A exigência e produção de trabalho requerida semanalmente fornecem uma bagagem e experiência muito significativas e ajudam a desenvolver o nosso ritmo de trabalho e eficácia do mesmo.

A.R. – Essencialmente, gosto muito de aprender e sinto que os últimos meses têm sido excelentes para conhecer melhor esta área e experimentar várias linguagens diferentes. Enquanto compositora, acredito que esta formação contribui para alargar os meus horizontes profissionais e para entender melhor o meu papel nos diversos contextos criativos em que me insiro.


Recomendaria esta pós-graduação a um amigo ou colega? Porquê?

X.R. Sem dúvida que recomendo esta formação a qualquer interessado na área e que pretenda uma formação de qualidade. Não só porque a formação oferece um currículo muito bem organizado e pertinente, com um corpo docente muito especializado, mas também porque a experiência de trabalho é bastante prática e desafiadora, colocando-nos num ambiente muito profissional e realista.

A.R. – Sim! Esta Pós-Graduação conta com um corpo docente incrível, um programa superorganizado e abrangente e um ritmo de trabalho exigente, mas muito estimulante. Eu recomendaria esta Pós-Graduação a qualquer músico e compositor que tenha vontade de explorar o mundo da música para cinema e criar o seu portfólio na área.

Concluindo, tanto a Direção Pedagógica como a Coordenação deste Curso de Pós-Graduação auspiciam um excelente final de ano e garantem que este grupo de alunos estará muito bem preparado para as exigências nacionais e internacionais.

As inscrições na Pós-Graduação em Film Scoring para o ano letivo 2024/2025 abrirão no decorrer do mês de junho.

Prometemos novidades sobre este tema em breve!