A consagrada soprano Elisabete Matos atua este domingo, às 17h00, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, num concerto dirigido pelo maestro estónio Kristjian Jarvi e que integra a Temporada Sinfónica da Metropolitana.
Em declarações ao nosso site, Elisabete Matos confessa que é sempre um “motivo de alegria e orgulho” cantar ao lado da OML e que espera que o público saia agradado com um grande espectáculo.
Quais as suas expectativas para o concerto deste domingo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa?
A expectativa de um músico é servir sempre a música ao mais alto nível. Com esta fabulosa obra de Strauss, “Vier Letzten Lieder”, para Soprano e Orquestra, desejo encontrar a inspiração da minha vocalidade e, juntamente com a Orquestra Metropolitana e o Maestro Järvi, servir humildemente a Strauss em comunhão com Hesse e Eichendorff.
A vida é uma caminhada que começa ardente e acaba na esperança da redenção! Assim espero sentir-me quando terminar o concerto do próximo domingo no CCB, com a sensação de que a caminhada sempre merece a pena se formos honestos e nos entregarmos à música de alma e coração.
O que podem os espectadores destas canções de Richard Strauss?
O público esperará com estas canções encontrar-se uma vez mais com Strauss e com os seus intérpretes e poder celebrar a beleza e força da arte. Estou confiante que tudo faremos para servi-lo, prestigiando assim o talento da criação.
Volta a atuar ao lado da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como têm sido estas experiências?
Cada reencontro com a Orquestra Metropolitana é sempre para mim um motivo de alegria, de orgulho no trabalho sério, escrupuloso na qualidade e na permanente ideia de superação. Este será mais um desafio e é por isso que agradeço o convite e desejo à Orquestra Metropolitana de Lisboa as maiores venturas.
Para este concerto, contará com o premiado maestro Kristjan Jarvi. É mais uma garantia de sucesso?
Sim, claro. Estou convencidíssima que com a direção do Maestro Kristjian Järvi, teremos todas as condições para um trabalho de sucesso e alta qualidade! Empenho não vai faltar.