Santiago Medina nasceu em 1990 na Ilha de Tenerife. Iniciou os seus estudos elementares de viola aos 8 anos de idade no Conservatório Profissional de Música de Santa Cruz de Tenerife na classe da professora Victoria Mena, seguindo com a mesma até terminar o ensino secundário. Em 2008 ingressou no Conservatório Superior de Música de Canárias na classe da professora Macarena Pesutic, onde terminou a sua licenciatura com classificação máxima. Entre 2012 e 2015 estudou na Folkwang Universität der Künste em Essen em colaboração com o Orchesterzentrum/NRW em Dortmund, onde terminou o seu Mestrado de especialização em orquestra na classe do Professor Emile Cantor. Seguidamente é admitido na Hochschule für Musik und Tanz de Colónia para estudar o Mestrado em performance solista na classe de Professor Alexander Zemtsov, tendo realizado o recital final em Julho de 2017.
De entre os vários cursos e masterclasses frequentados, destacam-se os nomes de prestigiados músicos e pedagogos tais como Veit Hertenstein, Garth Knox, Hariolf Schlichtig, Tatjiana Masurenko, Thomas Riebl, Sviatoslav Belonogov, Naoko Shimizu, Gerard Caussé e Jürgen Kussmaul. Recentemente, participou nas últimas quatro edições da Tenerife Viola Masterclass com a reconhecida violetista Nobuko Imai.
Participou nos principais festivais de Música Clássica, com a Joven Orquesta Nacional de Espanha a Young Euro Classics Festival em Berlim, o Aurora Music Festival na Suécia e a Gustav Mahler Jugendorchester, no BBC Proms de Londres e Salzburger Festpsiele.
Na temporada 2013/2014 foi estagiário na Deutsche Radio Philharmonie em Saarbrücken, na Alemanha. Em Novembro de 2014 teve o seu debut como solista com o concerto de William Walton para viola e orquestra acompanhado pela International Youth Symphony Orchestra Bremen.
Colaborou com várias orquestras na Europa tais como a Orquesta Sinfónica de Tenerife, Orquesta Filarmónica de Gran Canaria, Deutsche Radio Philharmonie Saarbrücken, Duisburger Philharmoniker, Dortmunder Philharmoniker, Orquestra del Gran Teatre del Liceu Barcelona, Orquestra de la Comunitat Valenciana e Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Nos últimos anos tem investido paralelamente em Música de câmara, com seu quarteto de cordas Haru Quartet com o qual obteve o 2. º prémio na segunda edição do Concurso de Música de Câmara da Hochschule für Musik und Tanz de Colónia em julho de 2017. No mesmo ano foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Lions Club de Colónia.