Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

João Moreira

Trompete

João Moreira, natural de Cucujães, Oliveira de Azeméis, iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, com o professor Jaime Barbosa. Estudou na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de Sérgio Charrinho, prosseguindo com o mesmo professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde se licenciou. Concluiu o Mestrado em Performance em 2012 com o trompetista de referência Matthias Höfs, na Hochschule fur Musik und Theater, em Hamburgo (Alemanha). Enquanto solista, já se apresentou a solo com a Orquestra MusicAeterna (Perm, Rússia), com a Orquestra Sinfónica Académica de Rostov (Rostov-on-Don, Rússia) e com a Orquestra Clássica do Sul.

Foi vencedor do 1.º Prémio / Nível Superior do Prémio Jovens Músicos. Nos Estados Unidos da América, foi galardoado com o 2.º Prémio do Concurso ITG (International Trumpet Guild), na Classe de Solista e em Excertos de Orquestra. Foi ainda vencedor do 1.º Prémio do Concurso Terras La-Salette (níveis Junior e Sénior).

Entre 2012 e 2017, foi Trompete Solo na Orquestra MusicAeterna, em Perm (Rússia), com o maestro Teodor Currentzis, onde tocou em inúmeras salas e festivais de renome internacional. Foi trompete Solista A na Orquestra Clássica do Sul de 2017 a 2019. Atualmente, é trompete Solista B na Orquestra Metropolitana de Lisboa.