Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Irma Skenderi

Viola

Nasceu na cidade de Tirana, na Albânia, onde iniciou a sua formação musical aos 6 anos de idade.

Diplomou-se em viola no conservatório Jordan Misja, no ano de 1992. Finalizou posteriormente o curso superior de viola, com classificação máxima, na Academia Delle Belle Arti (Tirana) com o professor Arben Llozi. Em 1994, prosseguiu os seus estudos de aperfeiçoamento em viola e música de câmara, na Escola da Musica de Fiesole (Florença) e Accademia Chigiana (Siena), com reputados professores como Piero Farulli, Amadeo Baldovino, Jordi Savall, Ricardo Brengola, entre outros.

Foi bolseira da Rotary Club International durante o período compreendido entre 1994 e 1998. Durante três anos consecutivos, ganhou dois diplomas de Mérito e um de Honra na Accademia Chigiana de Siena como membro de Trio de Tirana. Com esta mesma formação, foi convidada para o festival de música de câmara da Somerakademie Prague-Vienna-Budapest.

Em 1996, ganhou o prémio especial do júri no Concurso Internacional de Caltanisetta. Trabalhou com prestigiados mestres na área da música de câmara, destacando-se as suas colaborações com o Quarteto Alban Berg e o Quarteto de Praga. Realizou concertos, quer em agrupamentos de câmara, quer como solista, na Albânia, Itália, Grécia, Portugal, França, Áustria e Malta.

Vive em Portugal desde 1998, onde estudou com a violetista portuguesa de renome Anabela Chaves. Trabalhou como solista B na Orquestra Filarmonia das Beiras até 2004. Colaborou com várias formações, entra as quais, a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble, Remix Orquestra e Orquestra Gulbenkian. Integra a Orquestra Metropolitana de Lisboa desde Setembro de 2005, atualmente como Solista B. Acabou o Mestrado em Performance e Ensino na ESML em 2012.

Para além da atividades concertista, tem também desenvolvido atividade pedagógica em várias escolas.