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Quadros de uma Exposição

Modest Mussorgsky é uma figura incontornável da música russa do século XIX, e Quadros de uma exposição uma das suas obras mais conhecidas. Começou por ser uma suíte de peças para piano, composta em 1874. Mas só foi editada em 1886, cinco anos depois da sua morte. Foi então recuperada por Rimsky-Korsakov, dando origem a uma primeira transcrição para orquestra. Surgiriam muitas outras, mais tarde, entre as quais esta mesma, assinada por Christian Lindberg.

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Mussorgsky nasceu numa família de proprietários que perdeu privilégios por ocasião do Manifesto Abolicionista publicado pelo Czar em 1861. O compositor tinha então 23 anos de idade e teve a partir daí grandes dificuldades para subsistir. Já então havia abandonado a carreira militar e não mostrava aptidão para outro tipo de trabalho que não fosse compor. Enfrentou então períodos de depressão que o conduziram ao alcoolismo, e mais tarde à morte. Mas foi nesses primeiros anos que escreveu as suas obras mais importantes, entre as quais Quadros de uma Exposição.

A composição «retrata» um passeio imaginário por uma exposição de pintura. Em particular, baseia-se na contemplação de quadros e aguarelas da autoria do arquiteto e pintor Viktor Hartmann, por ocasião de uma exposição de homenagem que decorreu alguns meses após a morte repentina daquele artista. Assim, trata-se de um composição que presta tributo a um amigo com quem Mussorgsky partilhava o fascínio pelo folclore russo. Mas também demonstra a capacidade que tem a música, a arte dos sons, para dialogar com outras realidades artísticas.

A ideia de transpor para música o universo criativo de Hartmann terá pertencido a Vladimir Stasov, o historiador e crítico de arte que organizou a exposição. O mesmo Stasov escreveu assim no prefácio da edição póstuma da suíte para piano: «O compositor retrata-se a si mesmo caminhando ora para a direita, ora para esquerda, por vezes imóvel, outras em que se precipita para junto de um quadro. Por momentos, a sua aparente felicidade esvai-se, e pensa com tristeza na morte de seu amigo…»

Quadros de uma Exposição poderá ser a peça para piano mais importante de toda a produção do Grupo dos Cinco, a que Mussorgsky pertencia, juntamente com Balakirev, Cui, Borodin e Rimsky-Korsakov. De certo modo, tem semelhanças com o Carnaval de Schumann, na medida em que consiste num ciclo de peças programáticas, desta feita intervaladas por uma peça de transição intitulada Promenade, cuja tradução da língua francesa significa «passeio». Estilisticamente, identificam-se múltiplas influências, para lá do folclore russo. Só as duas peças finais apresentam uma afinidade explícita com as melodias tradicionais daquele país.

 

Rui Campos Leitão