
01/02/2020
Da Saxónia a Brandeburgo
Entre a Saxónia e a Prússia, havia uma intensa rivalidade política e militar. Mas tal não impediu que, em matéria de música, Frederico «O Grande» se tenha inspirado em tudo aquilo que se fazia na Saxónia.

01/02/2020
Wilhelm Friedemann Bach
Entre todos os irmãos compositores, é no seu estilo de escrita de Wilhelm Friedemann que reconhecemos maior afinidade com o virtuosismo instrumental e com as técnicas contrapontísticas do «estilo antigo», o estilo do pai Bach.
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25/01/2020
Um Génio Bem Sucedido
Contrariando a opinião corrente de que o génio romântico é um sujeito inevitavelmente incompreendido pelos que o rodeiam, a estreia da Sétima Sinfonia de Beethoven, em 1813, foi um assinalável sucesso.
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25/01/2020
Sétima Sinfonia de Beethoven
Três dos quatro andamentos da Sinfonia N.º 7 de L. v. Beethoven têm um caráter esfuziante. Paradoxalmente, são os compassos dolentes do andamento lento que lhe são hoje mais conhecidos.
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23/01/2020
O Elixir do Amor
O enredo escrito por Felici Romani para a ópera «L’elisir d’amore» com música de Gaetano Donizetti inspira-se na poção mágica de Tristão e Isolda. Porém, em vez da tragédia, envereda pela comédia romântica na exaltação do amor verdadeiro.
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23/01/2020
Uma Lágrima Furtiva
Na ópera «L’elisir d’amore» de G. Donizetti, o exemplo mais notável do bel canto é «Una furtiva lagrima», a ária que o tenor Enrico Caruso eternizou em 1902 numa gravação que abriu caminho a outras não menos célebres de cantores como Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.
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03/01/2020
Camille Saint-Säens ao Piano
Camille Saint-Säens compôs cinco concertos para piano. O segundo foi escrito em 1868 e, entre todos, foi aquele que se tornou mais popular.
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03/01/2020
A Sinfonia Renana
Quando hoje ouvimos os cinco andamentos da «Sinfonia Renana» de Robert Schumann, saboreamos um belíssimo poema musical inspirado na cultura e nas gentes do rio Reno, transportados a meados do século romântico.
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03/01/2020
Manfred em Schumann
A «Abertura Manfred» de Robert Schumann é uma criação algo sombria que revela a faceta demoníaca de um herói torturado e possuído, carregada de cromatismos, melodias e ritmos obstinados.
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02/12/2019
Dois Magnificats
São inevitáveis as comparações, quando se apresentam lado a lado o Magnificat BWV 243 de Johann Sebastian Bach e o Magnificat Wq 215 de Carl Philipp Emanuel Bach, dois músicos cuja afinidade não poderia ser mais próxima – pai e filho, mestre e discípulo.
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01/12/2019
O Rei dos Concertos
«O primeiro» de todos os concertos para violino românticos foi o Op. 61 de Beethoven, datado de 1806. Por isso, costumam chamar-lhe «O rei dos concertos».
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