Ouça aqui esta Musicália
Concerto para Guitarra Portuguesa
[Texto do compositor Dimitris Andrikopoulos]
O Concerto para Guitarra Portuguesa e Orquestra é um novo passo na minha colaboração com o excelente guitarrista Miguel Amaral, a qual começou há doze anos com a obra Clamor, para guitarra portuguesa e eletrónica, e com a banda sonora original do documentário de Jorge Campos Nadir Afonso – O Tempo Não Existe, onde a guitarra portuguesa serve como fonte sonora.
Nesta nova obra a guitarra portuguesa é levada uma vez mais para fora do seu espaço habitual (a música de Fado). Pretende-se explorar as enormes capacidades técnicas e expressivas deste instrumento emblemático português. Durante o processo de criação decidi manter o seu caráter melódico e utilizar gestos musicais que fazem parte da sua narrativa musical. Porém, no caso do Concerto, tais gestos são levados para outras narrativas expressivas.
Como em outros trabalhos recentes meus, utilizei nesta criação elementos musicais que têm origem na música tradicional do Mediterrâneo Oriental, em particular da Grécia, que, tal como na utilização que faço da guitarra portuguesa, são conduzidos além do seu contexto original e reinterpretados através de um prisma pessoal.
Um outro objetivo que esteve presente durante o processo criativo foi o desafio de estender as capacidades técnicas do instrumento. O Concerto para Guitarra Portuguesa e Orquestra é desafiante para o intérprete em diversos níveis. É uma obra exigente que o obriga a uma reavaliação das capacidades técnicas e expressivas. Neste ponto, a contribuição do Miguel Amaral foi fundamental porque, através de um diálogo constante entre os dois, foram encontradas soluções para desafios técnicos que, por um lado, não alteraram as minhas intenções enquanto compositor e, por outro, respeitam mais a natureza do próprio instrumento.
Outubro de 2023