Sobre a Sinfonia Incompleta de Franz Schubert
Franz Schubert (1797-1828) – Sinfonia N.º 7, em Si Menor, D. 759, Incompleta (1822)
I. Allegro moderato
II. Andante con moto
A Sinfonia Incompleta é a mais popular das sinfonias de Franz Schubert. Chama-se assim porque só nos chegaram os dois primeiros andamentos. Estes foram escritos seis anos antes da sua morte, e não se conhece a razão pela qual abandonou o projeto. Podemos lamentar que assim tenha acontecido, mas também podemos dar graças pela existência destas páginas. Houve quem lhes chamasse «A meia sinfonia completa» de Schubert.
Interpretação da Chamber Orchestra of Europe (Orquestra de Câmara da Europa), sob a direção de Claudio Abbado
Sobre Rendering de Luciano Berio.
Luciano Berio (1925-2003) / Franz Schubert – Rendering (a partir de esboços deixados por Schubert para a Sinfonia N.º 10) (1828/1990)
I. Allegro
II. Andante
III. Allegro
Uma outra sinfonia em que Franz Schubert trabalhava no últimos meses de vida também não chegou a ser concluída. Dela chegou-nos um importante conjunto de apontamentos – três andamentos escritos para piano e alguns esboços da orquestração. Tem, por isso, despertado a curiosidade de muitos compositores e musicólogos. Para lá do interesse em adivinhar os propósitos que orientavam o compositor no final da vida, é muito grande a tentação de a «terminar». Em 1990, Luciano Berio resistiu e optou por uma abordagem surpreendente em Rendering (Restauro).
Interpretação da Orquestra Alessando Scarlatti di Napoli della RAI / Maestro: Luciano Berio