Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Tatiana Leonor

Violoncelo

Tatiana Leonor (Covilhã, 1987) iniciou os estudos musicais na EPABI, onde estudou com Miguel Matias e Filipe Quaresma. Terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, na classe do professor Jed Barahal, e Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Ao longo da sua formação académica frequentou masterclasses com diversos professores, entre eles Paulo Gaio Lima, Jian Wang e Gagnepain. No âmbito orquestral, destacam-se as suas participações no estágio APROARTE sob a direção de Ernest Schell (Tutti e Chefe de Naipe), na Young Franco-German Philharmonics em Bayreuth (Chefe de Naipe) e, ainda, na International Orkest Historische Muziek no Conservatório Superior de Bruxelas, sob direção de Sigiswald Kuijken. Obteve o 1.º Prémio de Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos (2005).
Foi membro da Orquestra Filarmonia das Beiras e da Orquestra Clássica de Espinho. Colabora com grupos de música de câmara de violoncelos e com várias orquestras nacionais, enquanto músico convidado. No âmbito do ensino de violoncelo,  tem nas classes de conjunto de cordas e na música de câmara os seus principais focos de interesse. Procura a constante atualização dos seus conhecimentos nestas áreas frequentando workshops, formações e conferências em Portugal e no estrangeiro. Orientou masterclasses e workshops em algumas escolas de música nacionais. Conta já com vários alunos premiados em concursos nacionais de violoncelo. Leciona na Escola Profissional Metropolitana, no Conservatório de Música da Metropolitana e na Academia de Música de Lisboa.