Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Tatiana Leonor

Violoncelo

Tatiana Leonor nasceu em 1987 na Covilhã. Iniciou os estudos musicais em 1999 na EPABI, onde estudou com Miguel Matias e Filipe Quaresma. Terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do professor Jed Barahal (violoncelo), e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Frequentou masterclasses de Violoncelo com Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Jian Wang, Xavier Guanepain, Roman Gariaud, Popov e Oliver Parr, e de Violoncelo Barroco com Etziar Atuxta, Leonard Luckert e Elisa Joglar. Na sua formação orquestral destacam-se as participações no estágio APROARTE, sob a direção de Ernest Schell, na Young Franco-German Philharmonics em Bayreuth/Alemanha (2012, chefe de naipe), e ainda na International Orkest Historische Muziek, no Conservatório Superior de Bruxelas a sob direção de Sigiswald Kuijken. Obteve o 1.º Prémio de Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos (2005).

Foi membro da Orquestras Filarmonia das Beiras e da Orquestra Clássica de Espinho. Colabora com vários agrupamentos de música de câmara e com outras orquestras nacionais, enquanto músico convidado. Tendo o ensino de Violoncelo, Classes de Conjunto e Orquestra de Cordas como atividade principal, procura a constante atualização dos seus conhecimentos nestas áreas frequentando workshops, ações de formação e conferências. Orientou masterclasses e workshops em algumas escolas de música nacionais. Conta já com vários alunos premiados nos concursos nacionais de violoncelo. Leciona atualmente na Escola Profissional Metropolitana, no Conservatório de Música da Metropolitana e na Academia de Música de Lisboa.