Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Rui Borba

Música de Câmara Trompete

Rui Borba nasceu em Alcochete em 1970. Aos onze anos de idade ingressou na Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Em 1986 ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo como professor de trompete Nelson Rocha e professor de Música de Câmara José Augusto Carneiro. Frequentou masterclasses com os trompetistas Bruno Nouvion, Allen Vizzutti, Thomas Stevens, Mathias Höfs, Michael Sachs, Hakan Hardenberger, Giuliano Sommerhalder, Marco Pierobon, Gabor Tarkovi, Jeroen Bearwarts e Cristian Steenstrup.

No ano de 1988 concorreu aos concursos da Juventude Musical Portuguesa, tendo obtido o 1.º lugar ex aequo no Nível Médio (dos 16 aos 20 anos). Em 1989 concorreu à Banda Sinfónica de Guarda Nacional Republicana. Durante dois anos, foi membro da Orquestra de Harmonia da União Europeia, tendo feito uma digressão ao Luxemburgo, Holanda e Bélgica. Tem colaborado com algumas das mais importantes orquestras portuguesas, como as extintas Orquestras da RDP e do Teatro de São Carlos, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Sinfonia B, sendo actualmente 2.º Trompete da Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Atualmente, é professor de trompete na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (Covilhã) desde o ano letivo 1997/98. Possui o grau de Mestre em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.