Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Reinaldo Guerreiro

Naipe de Metais Orquestra Trombone

Reinaldo Guerreiro nasceu em 1970 e iniciou os estudos musicais aos oito anos na Sociedade Filarmónica Operária Amorense sob a orientação do professor Manuel Barros Seabra, tendo estudado mais tarde com o maestro António Gonçalves. Aos dezoito anos ingressou na Banda do Exército, onde permaneceu durante 21 anos. Após ter estudado com os professores Emídio Coutinho e Hermenegildo Campos, concluiu em 1996 o 8.º Grau de Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional. Tem duas Licenciaturas pela Academia Nacional Superior de Orquestra, nos cursos de Instrumentista de Orquestra, na classe do Professor Stéphane Guiheux, e de Direção de Orquestra, na classe do maestro Jean-Marc Burfin. Completou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Durante o período de 2000 a 2004 foi primeiro trombone da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual mantém assídua colaboração, apresentando-se frequentemente em recitais a solo e música de câmara nas mais variadas salas de Lisboa. Desde o ano 2000 desempenha as funções de Professor da Classe de Trombone (incluindo Repertório e Excertos de Orquestra, Música de Câmara e Naipe de Sopros da Orquestra Académica) da Academia Nacional Superior de Orquestra e na Escola Profissional Metropolitana.

Em 2007 participou, em colaboração com a RTP 2, na série intitulada «Sons da Música», nomeadamente no episódio dedicado ao trombone. Enquanto membro dos Brass Factory, gravou este ano um CD de tributo a Frank Zappa.

Na sua atividade de maestro, tem dirigido a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana, o Brass Ensemble da Metropolitana, a Orquestra de Sopros Metropolitana, a Orquestra Clássica Metropolitana, a Orquestra de Câmara de Sintra, a Orquestra do Algarve e a Orquestra de Câmara de Almada. Durante 14 anos dirigiu a Banda da Sociedade Recreativa Musical Trafariense, desde janeiro de 1995, com a qual fez aparições na rádio e na televisão, tendo ainda editado um disco intitulado Jazz, Latino & Rock.

Em 2008 foi agraciado pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.