Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Paulo Pacheco

Música de Câmara

Paulo Pacheco (n. 1976, Ponta Delgada), estudou no Conservatório Regional com Graça Paiva Cunha e António Teves. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, formou-se na Classe de Piano de Miguel Henriques e na Classe de Música de Câmara de Olga Prats. Concluiu o Mestrado em Piano (Master in Music) na Universidade do Norte do Texas (E.U.A.), sob a orientação de Vladimir Viardo, e complementou os seus estudos no programa de especialização do Chamber Music Center. Em 2017, obteve o Título de Especialista em Música conferido pelo Instituto Politécnico de Lisboa. É, atualmente, doutorando em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / ESML.

Laureado com o 1.º Prémio de Música de Câmara (Nível Superior) no Prémio Jovens Músicos 1999, obteve o 3.º Prémio no concurso Piano Concerto Competition da MTNA (Music Teachers National Association) e foi finalista nos concursos Helena Sá e Costa e UNT Piano Competition, tendo também sido semifinalista no Nina Wideman Piano Competition. Destacam-se, ainda, a apresentação de recitais em festivais de música realizados em Barcelona, Toulouse, Vigo, Frankfurt, Estoril, Coimbra, Guimarães, Mafra e Açores. Apresentou-se no Museu da F. C. Gulbenkian, nos Teatros São Luiz e São Carlos, na Aula Magna, na Culturgest, no CCB e na Casa da Música. Já se apresentou a solo com as orquestras Sinfónica Juvenil, Metropolitana de Lisboa, Nacional do Porto e Filarmonia das Beiras.

É membro do Lisbon Ensemble 20/21, colaborou com a Orchestrutópica e com o Ensemble Collegium Musicum Electroacustico. Tocou com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, a Orquestra do Algarve e a Companhia Nacional de Bailado. Desde 2004, partilha o palco com o flautista Nuno Inácio. É membro fundador das seguintes formações de câmara: Trio.pt, Trio Max Bruch e Triunvirato.

Paralelamente, e desde 2005, é docente na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), como professor de Música de Câmara. Na ANSO, foi membro do Conselho de Direção entre 2005 e 2008, e ocupou os cargos de Vogal da AMEC / Metropolitana durante um mandato. De entre os inúmeros projetos desenvolvidos, destacam-se a criação do Prémio INATEL, a concetualização do único Mestrado em Ensino da Música na instituição e a feitura da programação Jovens Solistas. Organizou todo o processo de submissão dos cursos existentes atualmente à A3ES. Durante 13 anos foi coordenador da unidade curricular de Música de Câmara. Na ESML, é membro do Conselho de Representantes, do Conselho Técnico-Científico e Coordenador das Relações Internacionais. Dos seus grupos, registe-se a seleção para participarem no Harmos Festival, Festival Internacional de Música do Estoril, Semana da Composição da ESML e Concertos Jovens Solistas. Neste âmbito, e em contexto académico, estrearam inúmeras obras em Portugal. Entre as formações de câmara que já orientou, conta com sete grupos laureados no Prémio Jovens Músicos (Nível Superior).

Paulo Pacheco orientou masterclasses de música de câmara em Portugal, Itália, Irlanda, Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia. É membro da European Chamber Music Teachers Association.

 

Fotografia © by João Vasco