Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Marco Pereira

Naipe de Orquestra

NAIPE DE ORQUESTRA (VIOLONCELO)

Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Na Academia Nacional Superior de Orquestra prosseguiu os estudos na classe do Professor Paulo Gaio Lima, terminando o curso de Instrumentista de Orquestra com a classificação de 20 valores.

De 2003 a 2006 estudou na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, Espanha, na cátedra de violoncelo-Sony da professora Natalia Shakovskaya. No ano seguinte, 2006/2007, frequentou o curso de música de câmara, com o quarteto Pandora, no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid, na cátedra de Rainer Schmidt, professor de quarteto de cordas. Foi bolseiro da Fundación Carolina, Fundación Albeniz e Fundação Calouste Gulbenkian.

Foi considerado, no ano letivo 2005/2006, pela Escuela Superior de Música Reina Sofía como o melhor aluno da cátedra de Violoncelo-Sony – professora Natalia Shakhovskaya, e também com o seu quarteto “Meendelsohn BP” como o melhor quarteto da cátedra de Quarteto de Cordas – professor Rainer Schmidt.

Frequentou masterclasses com Xavier Gagnepain, Lluis Claret, Paulo Gaio Lima, Miklos Pereny, Daniel Müller Schoot, Phillipe Muller, Y. Tsutsumi, Natalia Shakovskaya, Michalich, Josephina Knight, Ivan Monegheti, Natalia Gutman, Márcio Carneiro, Antonio Meneses, Gary Hoffman, entre outros.

Em 2002 foi selecionado para a Jeunesss Musicales World Orchestra. Apresentou-se a solo com as seguintes orquestras: Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Sinfónica do Alto Minho, Orquestra da Póvoa de Varzim, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Banda Sinfonia do Porto, Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, Orquestra de Joenssu (Finlândia), Orquestra do Atlantic Music Festival (USA) entre outras.

Foi laureado nos concursos Júlio Cardona e Jovens Músicos Portugueses, neste, na classe de música de câmara nível médio com 1.º e 3.º prémios. Também ganhou o 1.º prémio no mesmo concurso, na classe de violoncelo nível Superior em 2003. No concerto dos Laureados, apresentou-se com o Concerto n.º 1 para Violoncelo e Orquestra de D. Schostakovich, sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira e a Orquestra Gulbenkian, concerto transmitido em direto pela RDP – Antena 2 no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nesta apresentação foi também laureado com o prémio Maestro Silva Pereira, prémio disputado por todos os vencedores de nível superior do mesmo concurso.

Em abril de 2006 foi laureado com o 1.º prémio no concurso para violoncelo Liezen International Wettbewerb für Violoncelo na Áustria, na categoria “III Konzert”. Foi também laureado no VI concurso de interpretação do Estoril com o 2.º prémio. Venceu também o 1.º premio no VI certamen de musica de camara del Sardinero em Santander, com o quarteto Meendelsohn BP, em maio de 2006.

Foi laureado recentemente com o 2.º prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça, com o Quarteto de Cordas de Matosinhos.

Participou na gravação de um CD para a etiqueta Sony, gravando a sonata de Beethoven n.º 5 em Ré Maior, op. 102.