Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Marcelo Caldeira

Violino

Virgílio Marcelo Diniz Caldeira nasceu no Funchal em 1994. Iniciou os estudos musicais bastante cedo na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia / Divisão de Expressões Artísticas com as professoras Alexandra Vieira e Parandzen Khachkalyan. No ano de 2009 foi vencedor absoluto do Concurso Jovens Artistas, promovido por esta mesma Direção de Serviços da Secretaria Regional de Educação da Madeira.

Em 2012 concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luíz Peter Clode, na Classe de Violino do Professor Norberto Gomes, obtendo a nota máxima no exame final. Nos anos letivos 2011/2012 e 2012/2013 estudou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Aníbal Lima.

No seu percurso artístico destaca-se a participação em recitais, masterclasses, no projeto Leonardo da Vinci, com um estágio num conservatório na Finlândia. Como músico de orquestra, participou em estágios, nomeadamente na Jovem Orquestra Portuguesa e no Estágio Gulbenkian para Orquestra. Ainda nesta qualidade, integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra Sinfónica Metropolitana, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Clássica da Madeira, entre outras.

Frequentou a licenciatura na Universidade de Aveiro, e posteriormente o Mestrado na Classe do Professor José Pereira.