Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Lyza Valdman

Violino

Yelyzaveta Valdman, natural de Kiev, Ucrânia (1993), iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Cidade de Kiev, na classe de violino da professora Marina Reznik. No ano de 2001 ingressou no CEPAM – Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira na classe de violino do professor Yuriy Kyrychenko, e iniciou simultaneamente os seus estudos em piano com a professora Cristina Pliousnina. Em 2008 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista do CEPAM, que terminou no ano de 2011, obtendo 19 valores na sua Prova de Aptidão Profissional. No mesmo ano foi admitida na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana, na classe de violino do professor Aníbal Lima. Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música – especialidade de violino, na classe da professora Ana Beatriz Manzanilla Barón, na Escola Superior de Música de Lisboa.

Na modalidade de Música de Câmara, trabalhou ainda com os professores Vladymyr Petryakov e Paul Wakabayashi. Fez durante o seu percurso de aprendizagem masterclasses com prestigiados violinistas, tais como Zakhar Bron, Anatoly Melnikov, Grigoriy Zhislin, Sergey Kravchenko, Aníbal Lima, Gerardo Ribeiro e Evgeny Buskov, entre outros.

Integrou a Orquestra Académica da Madeira, a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (2007, 2009, 2010 e 2011), a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra Sinfónica Metropolitana e o Estágio Gulbenkian para Orquestra. Como reforço, colabora regularmente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Camerata Atlântica, a Orquestra de Câmara de Almada, o Ensemble MPMP, a Orquestra de Câmara Portuguesa e com a Orquestra Clássica da Madeira.

Atualmente, é professora de Violino, Naipe e Orquestra no Projeto Orquestra Geração, na Escola Profissional Metropolitana, e no Conservatório de Música da Metropolitana.