Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

José Teixeira

Violino

REPERTÓRIO E EXCERTOS DE ORQUESTRA (VIOLINO)

Começou por estudar piano aos oito anos de idade, passando para o clarinete pouco tempo depois.

Em 1990, iniciou os estudos de violino na Escola Profissional de Artes de Mirandela, na classe do professor António da Cunha e Silva. Prosseguiu os estudos superiores na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde concluiu a sua licenciatura, na classe de Violino do professor Aníbal Lima. Participou em masterclasses com os professores Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Sergei Kravchenko e David Ovchareck, entre outros.

Foi selecionado para orquestras internacionais de jovens como a Orchestre des Jeunes de la Mediterranée, Aberdeen Festival Orchestra e Nationaal Jeugd Orkest, com as quais atuou em algumas das mais emblemáticas salas da Europa. Apresentou-se como concertino e também como solista com a Orquestra Esproarte e a Orquestra Académica Metropolitana.

Foi-lhe atribuído o Prémio Melhor Aluno 1995 pelo Governo Civil de Bragança. Conquistou o 1.º Prémio no Concurso Internacional Maurice Raskin (Bélgica, 1996). Fundou o Quarteto Esproarte, com o qual conquistou ainda o 1.º Prémio no Concurso Jovens Músicos (Nível Médio / 1996), e foi semifinalista no Concurso Internacional de Aberdeen, na Escócia.

Integrado em várias formações, e também como solista, apresentou-se em diversos países, tais como Canadá, Escócia, Holanda, Suíça, França, Espanha, Áustria, Alemanha e Angola.

Foi autor e encenador da obra História da Música no Palco, produzida pelo Conservatório de Música de Santarém e estreada no Teatro Sá da Bandeira.

Integra desde 2002 a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Atualmente, leciona na Escola Profissional Metropolitana e na Academia Nacional Superior de Orquestra. Frequentou o curso de Mestrado em Pedagogia do Instrumento da Metropolitana/Universidade Lusíada. É membro fundador da OUTRARTE, um projeto multidisciplinar vocacionado para a conceção e realização de programas inovadores.