Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Joana Barata

Pianista Acompanhador

Joana Barata, natural de Lisboa, iniciou o estudo de piano aos cinco anos de idade.

Estudou na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) com a professora Mariana Cruz, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Metropolitana) com o professor Alexei Eremine, no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, tendo terminado a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto, na classe da professora Madalena Soveral, pela qual obteve o Prémio Engenheiro António de Almeida. Em Música de Câmara, teve como orientadores Paul Wakabayashi e Ryszard Woycicki, entre outros. Paralelamente, participou em cursos de aperfeiçoamento, quer a solo quer em formações de câmara.

Iniciou o trabalho de acompanhamento com coro, tendo desde então colaborado em todos os géneros de agrupamento, incluindo orquestra. Faz também correpetição de vozes solistas, preparação de coros para obras com orquestra ou banda e acompanhamento de masterclasses.

Já trabalhou como pianista acompanhadora em várias escolas de música, das quais se destaca a Escola Superior de Artes Aplicadas (I. P. Castelo Branco) (2017-2019), o Conservatório de Música do Porto, o Conservatório de Música D. Dinis (2010-2017) e a Academia de Música de Método Suzuki – A Pauta (2007-2010) em concursos, concertos e recitais.

Apresentou-se em duo com flauta no Clube Literário do Porto, entre 2007 e 2009, e desempenhou a função de pianista na produção operática “Efeito Imediato”, em cena de março a junho de 2009 numa produção d’A Companhia de Teatro do Algarve com encenação de José Lourenço. Participa no Ciclo de Concertos da Ulgueira (Sintra, Colares) desde a sua primeira edição, em 2008, tendo este integrado em 2011 o Festival de Sintra. Atuou no 1.º Festival Internacional de Trompete Almost 6 (2012) e no Festival Internacional de Saxofone de Palmela (2014). Colabora com a OML no Ateliê de Ópera da Metropolitana desde 2014 na preparação de óperas de Mozart, apresentando-se em várias salas da Área Metropolitana de Lisboa. É colaboradora regular do Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa.

Atualmente, colabora frequentemente com a Associação Musical Lisboa Cantat, entre outros coros, sendo ainda pianista acompanhadora na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.