Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Jill Lawson

Piano

Pianista de nacionalidade luso-americana, Jill Lawson nasceu no México em 1974. Entre outros, obteve o 2.º Prémio no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, foi finalista da Classical Fellowship Awards da American Pianists Association e ganhou o 4.º Prémio no Concurso Internacional Schubert, em Dortmund.

Como solista e em Música de Câmara, deu recitais e tocou com orquestras na Europa, América e Ásia. Juntamente com seu irmão Eliot, violinista, forma o Duo Lawson & Lawson. Desde 2022, faz parte do Cascais MP Quartet.

É professora adjunta convidada na ESART/IPCB, desde 2008, e Coordenadora da Classe de Piano na Escola de Música do Colégio Moderno desde 2014, em Lisboa.

Jill iniciou os estudos de Piano aos oito anos de idade, em Antuérpia, tendo sucessivamente obtido as mais elevadas classificações  e  distinções  em prestigiadas  escolas, tais como o Conservatório Real de Antuérpia, a Chapelle Musicale Reine Elisabeth, em Bruxelas, e a Escola Superior de Amesterdão, onde estudou com Jan Wijn. Concluiu o Mestrado em Piano em 2004 no Peabody Conservatory na classe de Leon Fleisher.

Fez vários cursos com D. Bashkirov, G. Sebok e M. Tipo. Colaborou no documentário «Een hartstochtelijke les» realizado por Roel van Dalen em 2001 durante um workshop de Maria João Pires, em Belgais. Gravou obras de música de câmara de António Fragoso e de Frederico de Freitas, e as Sonatas de Hindemith para violino e piano, para a editora BrilliantClassics. Mais recentemente, gravou música da câmara de Joly Braga Santos para Toccata Classics.