Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Inês Rasquinho

Formação Musical

Natural de Portimão (1990), Inês Rasquinho iniciou os estudos aos sete anos de idade na Escola de Música Joly Braga Santos. Em 2011 concluiu a Licenciatura em Formação Musical e Direção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo trabalhado com professores como Cristina Brito da Cruz, Francisco Cardoso, Paulo Lourenço, Clara Coelho, Vasco Azevedo e Nicholas McNair, entre outros. Entre novembro de 2009 e 2010 frequentou um seminário intensivo dedicado à Metodologia Kodály para Formação Musical no Kodály Institute (Kecskemét / Hungria) orientado por László Norbert Nemes.

Entre 2009 a 2014 foi membro do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves. Aí assumiu funções na Comissão Artística trabalhando como ensaiadora de naipe e dirigindo o coro em concertos. Integrou, ainda, Coro de Câmara Lisboa Cantat de 2010 a 2015.

Em 2016 concluiu o Curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe da Professora Manuela de Sá e José Manuel Brandão. Participou em masterclasses de Canto, com Susan Waters, João Paulo Santos, Lucia Mazzaria, Pierre Mak, David Santos e Lieve Jansen, e masterclasses de Música de Câmara, com António Carrilho e Orlanda Isidro.

Como solista, integrou o elenco de obras como Gloria de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Le Bourgeois Gentilhomme de Lully, Leçon des Ténèbres de Couperin, Missa para Coro e Orquestra de João Domingos Bomtempo e Criação de Haydn. Em fevereiro de 2017 participou na gravação do vídeo da ópera «Outra Margem» de Nuno da Rocha, numa parceria entre a Gulbenkian e a ENOA.

Foi finalista do Prémio Jovens Músicos 2015 na Categoria de Música Barroca, com o grupo Ensemble Pictórico, e, no ano seguinte, foi vencedora do Prémio Canção Portuguesa no 9.º Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios Oficiais de Música.

Frequenta o 2.º Ano do Mestrado em Ensino do Canto na ESML sob orientação do professor Luís Madureira. É, desde 2011, professora de Formação Musical no Conservatório de Música da  Metropolitana e, desde 2015, professora de Canto, Piano e Formação Musical na Academia de Música do Monte Abraão.