Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Hugo Figueiredo

Clarinete Música de Câmara Orquestra

Hugo Figueiredo iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, terminando o 8.º Grau na classe do professor Bruno Graça. Nesta mesma escola, estudou também com o professor Filipe Dias. Em 2004 foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Francisco Ribeiro, onde terminou a licenciatura em Clarinete. Na mesma instituição, trabalhou também com os professores Fernando Fontes, Olga Prats e Nuno Inácio, na disciplina de Música de Câmara. Em 2019 terminou a Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta. Participou em diversas masterclasses sob a orientação dos professores António Saiote, Etienne Lamaison, Luís Gomes, Nuno Silva e Paulo Gaspar, entre outros.

Como instrumentista convidado, apresentou-se com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Ensemble Darcos, a Camerata Amicis e a Sinfonietta de Ponta Delgada, entre outras.

No concurso Prémio Jovens Músicos, obteve em 2000 o 3.º Prémio ex aequo no Nível Médio, e em 2009 o 2.º Prémio ex aequo no Nível Superior.

Foi professor no Conservatório de Música da Canto Firme (Tomar), no ano letivo 2006/2007, e no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar), de 2008 a 2010. De 2009 a 2016, lecionou também no Conservatório de Música Jaime Chavinha – CAORG (Minde). Atualmente, e desde 2017, é professor na Escola Profissional Metropolitana.

Desde 2008, é membro da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.