Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Helena Almeida

Coro Formação Musical Projetos Coletivos

Helena Almeida iniciou os estudos musicais aos 8 anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (atual Conservatório de Música de Guimarães), na qual, em 2009, concluiu o Curso Complementar de piano no regime de Ensino Articulado, na classe da professora Anabela Laranjeiro. Frequentou masterclasses de piano sob orientação dos professores Constantin Sandu, Miguel Borges Coelho e Luís Pipa, e cursos de Direção Coral orientados pelos maestros Luís Villa (2011) e Gonçalo Lourenço (2013).

Em 2012 concluiu a licenciatura em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Cristina Brito da Cruz, Francisco Cardoso, Clara Coelho, Roberto Perez, Nicholas McNair, Paulo Lourenço, Vasco Azevedo, Sandra Barroso, Michel Gal, Carlos Pereira e Joana Bagulho. Em 2014 terminou o Mestrado em Ensino da Música, área de especialização de Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, sendo orientada pelos professores Francisco Cardoso e Cristina Brito da Cruz.

Nos anos letivos de 2010-2011 e 2012-2013 estudou na Ferenc Liszt Academy of Music – Zoltán Kodály Pedagogical Institute of Music, tendo sido aluna de Péter Erdei, Dr. Katalin Kiss, Roland Hajdu, Zsuzsanna Kontra, Anikó Novák, Sarolta Platthy, Renáta Darázs, Dr. Mihály Ittzés, Dr. László Norbert Nemes, Katalin Körtvési, Dr. Orsolya Szabó, Zoltán Pad, Árpád Tóth e Anna Dalos. No âmbito da disciplina de Música de Câmara acompanhou recitais de canto em Kecskemét e Budapeste.

No seu trabalho como coralista, integrou o coro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, no qual participou durante a sua formação até ao nível complementar. Mais tarde participou no Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa dirigido pelo maestro Paulo Lourenço, com o qual se apresentou no Festival Música em São Roque, no Centro Cultural de Belém (no Concerto em Festa, com o maestro Eugene Rogers), na Sé de Évora, e participou no Festival Internacional de Coros. Integrou, ainda, durante dois anos, o coro do Instituto Kodály dirigido pelo maestro László Nemes.

Enquanto professora já lecionou as disciplinas de Iniciação Musical, Formação Musical, Piano e Coro Infantil em várias escolas: Conservatório de Sintra (2010), Academia de Amadores de Música (2012), Academia de Música de Lisboa (2013-2014), Escola de Música dos Salesianos do Estoril (2014-2015), Conservatório de Cascais (2014-2017) e Conservatório D. Dinis (2016-2017). Atualmente leciona na Escola Profissional Metropolitana (desde 2013) as disciplinas de Projetos Coletivos, Formação Musical e Coro. É também professora na Escola Superior de Música de Lisboa (desde 2015) das Unidades Curriculares de Técnicas de Formação Musical, Formação Musical, Formação Auditiva e Educação Auditiva, tendo também lecionado Didáctica do Ensino Especializado.