Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

National Academy of Advanced Orchestral Studies

A Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) iniciou atividade em outubro de 1992. No ano seguinte instituiu-se oficialmente no quadro do Ensino Superior Politécnico, Particular e Cooperativo, através da Portaria N.º 1202/93 emitida pelo Ministério da Educação e publicada no Diário da República. Integra o projeto da Associação Música, Educação e Cultura – o Sentido dos Sons, cuja faceta mais mediática é a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML). Convivem neste universo dezenas de professores e centenas de alunos, lado a lado com os 35 elementos que formam o núcleo base da orquestra profissional.

A ANSO distingue-se pelas suas raras características. Com o objetivo de garantir a mais ampla formação técnica, teórica e artística de cada aluno, dá grande ênfase à prática musical de conjunto, seja em agrupamentos de câmara ou na Orquestra Académica Metropolitana, um verdadeiro instrumento de formação vocacionado para a realização de concertos públicos. Os alunos da ANSO juntam-se também com frequência à OML para interpretarem o grande repertório sinfónico. Entre os mais de quatrocentos músicos já formados nas três opções da licenciatura  – Instrumentista de Orquestra, Direção de Orquestra e Piano para Música de Câmara e Acompanhamento –, muitos foram premiados em concursos e integram prestigiadas orquestras nacionais e estrangeiras. São disso exemplo o Remix Ensemble Casa da Música, a Orquestra Gulbenkian, a Sinfónica Portuguesa e as filarmónicas de Munique, Baltimore, Roterdão, Hamburgo e Gotemburgo, entre muitas outras. Cerca de uma dezena integra hoje o quadro fixo da OML, lugares que venceram em concursos internacionais realizados para o efeito.

Missão

A ANSO ambiciona a formação de excelência para músicos de orquestra, entendida não apenas como formação de topo em termos artísticos e académicos, mas igualmente promovendo a música como expressão fundamental, para a formação do indivíduo como ser humano e cidadão.

Visão

Ser uma academia de orquestra de referência a nível europeu, ancorada em princípios de multidisciplinaridade e transversalidade com outras áreas do conhecimento e do saber, a nível nacional e internacional, implementando para tal os meios tecnicamente mais desenvolvidos e adequados.

Valores

Excelência, Profissionalismo, Paixão, Respeito, União, Partilha