DESCRIÇÃO DE CADA UNIDADE CURRICULAR
Film Scoring (Composição para Cinema e media) 1 / 2 / 3
Partindo de exercícios técnicos preliminares em film scoring o aluno é levado a compor semanalmente música específica para filmes, animação, publicidade ou jogos de vídeo, cobrindo, entre outros, géneros como drama, comédia, ação ou thriller.
Esta cadeira nuclear cobre tópicos como perceber as funções da música para cinema, problemas e abordagens composicionais em scoring, técnicas de composição e emoção musical, spotting for music e intenção dramática, motivos, desenvolvimento de temas musicais e narrativa, “porque é que esta cue não funciona?”, técnicas de scoring sob diálogo e em cenas de ação, credits music, segue cues, entre muitos outros.
Tempo de trabalho de casa estimado: 4 horas/semana
Docente: Nuno Dario
Orquestração 1 / 2 / 3
Orquestrador é uma profissão. Muitos compositores de música para cinema trabalham como orquestradores. Quer esteja a trabalhar nas suas composições para cinema quer na de outros compositores, nesta cadeira o aluno desenvolverá as bases para um bom domínio da instrumentação e orquestração assim como técnicas específicas de orquestração para filmes, TV e jogos. Os tópicos abordados incluem a escrita e arranjos para cordas, madeiras e percussão, a eficácia da orquestração na música para cinema, como escrever para grupos musicais mais reduzidos de forma eficiente, partituras híbridas, orquestração virtual e augmented score.
Tempo de trabalho de casa estimado: 2 horas/semana
Docente: Nuno Dario
Tecnologia musical & Produção Musical – 1 / 2
As exigências da indústria enfatizam a necessidade de se possuir competências de produção musical ao mais elevado nível. Ao longo de dois períodos o aluno desenvolverá as competências que aprofundarão o nível de produção da sua música e das suas produções mock-up. Serão abordados tópicos como DSP e produção áudio, abordagem à mistura com gravações com músicos reais e instrumentos virtuais, preparação de partituras, mistura (gain staging, espaço e profundidade, equilíbrio tonal, efeitos), stems e multitracks, overdubs, assim como tópicos relativos a masterização e formatos de entrega.
Tempo de trabalho de casa estimado: 1 hora/semana
Docente: Kati Falk-Flores / Joel Dollie
A Linguagem do Cinema
Durante um período, o aluno mergulhará no universo fílmico e da realização cinematográfica de forma a melhor a compreender como um filme funciona. Ao estudar a linguagem geral e elementos técnicos, como estrutura de um filme, género, o que é um plano de pormenor, câmara e POV, transições, estéticas, o aluno desenvolverá uma competência fundamental para um compositor de música para cinema: perceber o filme em que está a trabalhar.
Tempo de trabalho de casa estimado: 30′ – 1 hora/semana
Docente: António Rui Ribeiro
Anatomia de uma Partitura para Filme 1 / 2
Ao longo de dois períodos serão estudadas partituras de filmes e o aluno aprofundará o conhecimento de como se constrói e desenvolve uma partitura para filme bem-sucedida, baseada nos seus elementos técnicos, relação com a dramaturgia e abordagens de escrita para o filme. Questões como porque é que modula a música; porque é que se transforma o tema; porquê uma certa instrumentação; entradas e saídas da música, estão entre alguns dos tópicos abordados.
Tempo de trabalho de casa estimado: 30′ – 1 hora/semana
Docente: Steve Rothstein
História da Música para Cinema
Ao longo do curso o aluno irá abordar a história da música para cinema e TV através de exemplos concretos e comparativos; as suas correntes e desenvolvimentos principais, abordagens estéticas, relação com a imagem e como a música para cinema tem evoluído ao longo dos anos.
Tempo de trabalho de casa estimado: 30′ – 1 hora/semana
Docente: Conrado Xalabarder