Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

Metropolitana: Missão, Visão e Valores

APRESENTAÇÃO

A AMEC | Metropolitana é uma instituição cultural sem fins lucrativos constituída em março de 1992 com o objetivo de divulgar e ensinar a música clássica. É a entidade gestora de duas orquestras – a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana – e de três estabelecimentos de ensino – a Academia Nacional Superior de Orquestra (ensino superior), o Conservatório de Música da Metropolitana (nível básico e secundário) e a Escola Profissional Metropolitana (ensino integrado).

Tendo como fundadores a Câmara Municipal de Lisboa, Secretário de Estado da Cultura, Ministério da Educação e Ciência, Ministério da Solidariedade e Segurança Social, Secretaria de Estado do Turismo e Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, a AMEC | Metropolitana é constituída também por um conjunto alargado de Mecenas, Patrocinadores, Promotores Regionais e Parceiros, que se unem neste projeto com características inovadoras.

Distingue-se pela forma como congrega a prática musical das suas orquestras, as quais protagonizam anualmente centenas de concertos nos mais diversos formatos e locais, e o ensino vocacional da música, desde os níveis pré-escolares de iniciação até aos mestrados. Com 27 anos de atividade, a AMEC | Metropolitana é hoje uma instituição consolidada, referência incontornável nos panoramas da cultura e do ensino artístico nacional. Já formou diretores de orquestra e muitos músicos instrumentistas que exercem hoje a sua atividade nas mais importantes instituições portuguesas. Realizou milhares de concertos por todo o país, sempre acompanhada das marcas de qualidade, inovação e juventude. Tem sede no antigo edifício da Standard Eléctrica, junto ao rio Tejo.

O quotidiano da AMEC | Metropolitana caracteriza–se pela estreita convivência entre várias gerações, com uma forma de estar plena de dinamismo, muita criatividade e toda a energia inerente à intensa partilha musical entre cerca de 350 alunos, 93 professores, 24 administrativos, 35 músicos profissionais, o público que assiste aos concertos e os encarregados de educação que, tão de perto, acompanham a sua atividade.

A AMEC | Metropolitana é um projeto único e inovador no contexto nacional e internacional, que assenta o seu valor numa atuação ampla e transversal nos domínios do ensino da música e da promoção da cultura musical.

Com recurso ao entusiasmo, aos valores e ao trabalho da sua equipa, a AMEC | Metropolitana pretende chegar junto de todos aqueles que gostam verdadeiramente de Música e contribuir para a descoberta deste inesgotável universo cultural.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão

Promover a sensibilização para a música, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo, quer através da aprendizagem musical e formando músicos profissionais de excelência, quer através da promoção da cultura musical, procurando sensibilizar todos os gostos e todos os públicos.

Visão

Posicionar a AMEC / Metropolitana como uma instituição de referência internacional nas áreas do ensino da música e da interpretação musical, e desta forma consolidar a importância que a música pode desempenhar na intervenção social, constituindo assim um lugar ideal para aprender, ensinar e partilhar a música.

Valores

Excelência, Profissionalismo, Criatividade, Partilha, Responsabilidade Social