Sara Braga Simões - soprano

facebook Instagram Youtube

Solistas

Sara Braga Simões - soprano


Sara Braga Simões - soprano



Sara Braga Simões - Soprano

Sara Braga Simões venceu vários prémios nacionais e internacionais. A crítica internacional de ópera descreve-a como uma soprano de extensão impressionante (Opera Now) e com um desempenho excecional (Opera Magazine).

 

Tem-se apresentado em concerto em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Andorra e Eslovénia. É presença regular na temporada do Teatro Nacional de São Carlos, nas principais salas de concerto e festivais de música do país.

 

Em ópera, interpretou vários papéis principais dos quais se destacam Pamina (A Flauta Mágica), The Governess (The Turn of the Screw, Britten), Gretel (Hänsel und Gretel), Susanna (Le Nozze di Fígaro), Donna Elvira (Don Giovanni), Despina (Così fan Tutte), entre dezenas de outros.

 

O seu repertório concertístico abarca obras de compositores como Pergolesi, Vivaldi, Ravel, Dvořák, Berio, George Crumb, George Benjamin, Peter Maxwell Davies e também as obras Ein Deutsches Requiem de Brahms (para o Teatro Nacional de São Carlos), Des Knaben Wunderhorn, de Mahler (para a Casa da Música) e Les Nuits d’Été de Berlioz, entre outras.

 

Fez a estreia absoluta de sete óperas de século XXI e de muitas obras de compositores consagrados como João Pedro Oliveira, Nuno Côrte-Real, Luís Tinoco, Carlos Azevedo e Aubert Lemeland. Destaca-se a estreia absoluta da ópera O Sonho de Pedro Amaral, com a London Sinfonietta.

 

Foi dirigida por maestros como: Lawrence Renes, Martin André, Stefan Asbury, Peter Rundell, Johannes Willig, Laurence Cummings, Ferreira Lobo, Cesário Costa, António Saiote, Marc Tardue, Osvaldo Ferreira, Pierre-Andre Valade, entre outros.

 

Gravou, com o pianista Luís Pipa, a integral da obra para Canto e Piano de Eurico Thomaz de Lima.

 

Ao longo do seu percurso académico, teve como mestres Manuela Bigail, Rui Taveira e Peter Harrison. Continuou os seus estudos em Londres com Susan McCulloch. Atualmente, recebe orientação de Elisabete Matos.