Responsabilidade Social

facebook Instagram Youtube

A Metropolitana

Responsabilidade Social


Centro de documentação especializado na gestão e difusão de informação

Um Projecto de Música com Responsabilidade e Consciência Social

 

A AMEC / Metropolitana, ao longo da sua existência enquanto projeto inovador que faz a ponte entre a prática musical e o ensino, afirmou-se no panorama cultural do nosso país com base na singularidade da sua atuação e no elevado e sempre crescente nível de exigência que tem orientado a sua prática artística e pedagógica.

Atingido que está o atual estágio de maturação, consensualmente reconhecido quer no próprio meio musical, quer entre o público melómano e a sociedade portuguesa em geral, é chegado o momento de dar alguns passos mais.

Para além da vontade de estender o alcance do reconhecimento público sobre a excelência musical dos seus concertos, da afirmação das suas escolas de formação enquanto referências internacionais do setor, a AMEC / Metropolitana quer também assumir a sua consciência cívica, pautada pelo importante papel que a Música pode desempenhar no domínio da transformação social.

Temos noção da importância que a música tem enquanto agente cultural dinâmico, promotor de desenvolvimento da sociedade, fomentador da integração social e criação de emprego, gerador de riqueza no contexto das indústrias culturais.

Unir laços com a comunidade, tanto a nível artístico quanto pela sua intervenção social, tem sido uma das preocupações constantes da AMEC / Metropolitana. Por isso o projeto estendeu recentemente as suas atividades a diversas instituições, abrangendo públicos de diferentes proveniências e levando até mais longe o alcance global. Pensando em diferentes setores sociais e nas suas necessidades. E começamos logo por abrir as portas da nossa sede, partilhando com todos os interessados os nossos espaços de ensaio em concertos abertos à população.

Desde as autarquias mais próximas da sede da AMEC / Metropolitana, aos estabelecimentos de ensino da cidade e outros parceiros, procura dar-se sentido à ideia de responsabilidade social, com atos concretos e ideias que mereceram a adesão de muitas vozes.

A nível internacional, continua um trabalho, iniciado também em 2009, cujos resultados poderão marcar o desenvolvimento cultural de Cabo Verde, mais precisamente da Ilha do Sal, com cuja edilidade a AMEC / Metropolitana estabeleceu uma parceria para permitir o acesso dos jovens ao ensino da música, a níveis mais especializados que não existem localmente. Uma semente para a futura Escola Superior de Música no Sal.

Estes são exemplos de como a AMEC / Metropolitana se quer posicionar nesta área: continuando com iniciativas inovadoras no universo da Cultura, sempre respeitando as práticas consolidadas pela tradição mas sem nunca deixar de as repensar em função da urgência da contemporaneidade.