Lurdes Carneiro

facebook Instagram Youtube

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Fagotes


Lurdes Carneiro

Lurdes Carneiro

Fagote


Natural de Vila Nova de Famalicão, Lurdes Carneiro iniciou os estudos de Fagote na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, em 1993, com o professor Robert Glassburner. Em 2003 concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do professor Hugues Kesteman. Em 2002, ao abrigo do Programa de Intercâmbio ERASMUS, teve a oportunidade de trabalhar com o professor Gunter Pfinzenmaier na Staatliche Hochschule für Musik, em Karlsruhe. Realizou também masterclasses com os professores Arlindo Santos, Sergio Azzolini, Vincenzo Menghini, Pierre Kerremans, Pierre Olivier Martens e Gustavo Nunez.

               

Enquanto estudante, integrou a Orquestra das Escolas de Música Particulares 1997 e 1998, a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários (1999 e 2000), a Orquestra Sinfonieta e a Orquestra Académica do Porto. Em abril de 1998 participou no XII Curso Internacional de Música Antiga organizado pela Academia de Música Antiga de Lisboa, onde teve oportunidade de trabalhar com Ana Mafalda Castro, Jill Feldman, Peter Holstag, Rainer Zepperling, Richard Gwilt e Ketil Haugsand. Em 2000 integrou a Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia, onde pôde contactar com Eckart Hübner, Lutz Köhler, Vladimir Ashkenazy, Yakov Kreisberg e Christopher Adey. Foi premiada no Prémio Jovens Músicos em 1998 com uma Menção Honrosa em Música de Câmara / Nível Médio e, em 2003, com o 2.º Prémio em Fagote / Nível Superior.

               

Na sua atividade profissional como músico freelance, já colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Real Filarmonia da Galiza, a Orquestra Gulbenkian, a Camerata Nov’Arte, a Orquestra de Câmara Portuguesa e o Remix Ensemble.

               

No domínio da música de câmara, integrou o Serenade Ensemble e o Quarteto de Madeiras Assai, apresentou-se em Vila Real, Vila Praia de Âncora, Castelo de Paiva, Porto, Viana do Castelo e Lamego. É membro da Banda Sinfónica Portuguesa desde 2009, participando na gravação de vários CD, na conquista do 1.º Prémio no WMC – Kerkrade (Holanda) e na digressão à China em 2014. Ainda teve a oportunidade de fazer a estreia nacional em 2016, do Concerto para Fagote e Ensemble de Sopros Avatar, do compositor americano Dana Wilson.

               

Enquanto docente, lecionou na Escola de Música de Perosinho, na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE. Orientou também masterclasses na Academia de Música Costa Cabral, no Conservatório de Artes Canto Firme e na Academia de Artes de Chaves. É Mestre em Ensino da Música pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

               

Em março de 2017 integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa como Fagote – Solista B. Desde janeiro de 2018 ocupa o lugar de Solista A.

               

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1996 e 2003.