As Bodas de Fígaro

facebook Instagram Youtube

Ateliê de Ópera da Metropolitana

As Bodas de Fígaro


Os jovens selecionados terão oportunidade de cantar várias récitas públicas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Ateliê de Ópera

As Bodas de Fígaro, de Mozart
Ateliê de Ópera da Metropolitana

 
Dirigido vocal e cenicamente por Jorge Vaz de Carvalho, o Ateliê de Ópera da Metropolitana tem como missão proporcionar a jovens cantores, ainda estudantes ou em início de carreira, o enriquecimento das suas qualidades artísticas e técnicas, bem como da sua experiência em palco. O Ateliê permitirá a um conjunto de jovens, selecionados por audição, aprofundar a interpretação uma partitura operática nos seus complementares aspetos musicais e dramáticos, não apenas no trabalho de estúdio, mas na sua plena prática artística. Os jovens selecionados terão oportunidade de cantar várias récitas públicas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

A escolha de uma obra como As Bodas de Fígaro de Mozart, justifica-se não apenas pela excelência da partitura, ao mesmo tempo divertida e terrível, mas também pela extraordinária riqueza das questões interpretativas que coloca: trata-se, sob a aparência de frivolidade, de uma verdadeira educação sentimental e de uma das mais profundas análises da psicologia humana e dos valores sociais jamais escritas em ópera.
 
A quem se dirige?
A jovens cantores ainda estudantes ou em início de carreira.

Como participar?
Enviando, até ao dia 16 de outubro de 2015, um pedido de pré-inscrição para: opera@metropolitana.pt, explicando as suas motivações para participar no Ateliê, indicando qual das personagens de As Bodas de Fígaro gostaria de interpretar, e anexando um CV, em formato PDF, com informações sobre o percurso estudantil e, eventualmente, profissional do candidato.
 
Quando irão decorrer as audições?
As audições terão lugar no dia 21 de outubro, às 16h00 e às 20h00, na sede da Metropolitana, em Lisboa. Os candidatos deverão escolher a hora mais conveniente e apresentar, pelo menos, um recitativo completo e uma ária de As Bodas de Fígaro.

Como é organizado o calendário do Ateliê?
Os candidatos selecionados terão a oportunidade de trabalhar sob a direção musical do Maestro Pedro Amaral e a direção vocal e cénica do Professor Jorge Vaz de Carvalho, e terão 7 semanas de ensaios com piano e 2 semanas de ensaios com orquestra.

Os ensaios com piano terão início a 2 de novembro e continuarão até final de dezembro. Em cada semana de ensaios com piano, os cantores terão em média 3 sessões de trabalho de 3 horas cada, a partir do final da tarde. Os ensaios com orquestra terão lugar diariamente entre 11 e 21 de janeiro, com horários a definir.

Estão agendadas récitas nos dias 21 e 22 de janeiro, e nos dias 12, 14, 17, 19 e 20 de fevereiro. Outras datas poderão ainda surgir.

Qual é o preço da participação?

Participantes: 120€
Ouvintes: 50€

Mais informações
Email: opera@metropolitana.pt | T: 213 617 320