Joana Cipriano

facebook Instagram Youtube

Conservatório de Música da Metropolitana

Corpo Docente


Joana Cipriano

Joana Cipriano


VIOLINO | VIOLA


Iniciou os estudos musicais aos 6 anos na classe do professor António Ramos. Terminou o Curso de Instrumento, em 2004, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, com o mesmo professor.

Completou a Licenciatura em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor António Anjos, e na classe de música de câmara das professoras Irene Lima e Olga Prats. Terminou o Mestrado em música (violino) na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores António Anjos e Alexandra Mendes. Colaborou com a Academia Nacional Superior de Orquestra na disciplina de Música de Câmara na classe do professor Paul Wakabayashi.

Em 1995 foi finalista, na classe de violino iniciação, do Concurso Juventude Musical Portuguesa. Em 2005 teve menção honrosa no concurso de arcos «Júlio Cardona». Em 2006 participou no «Prémio Jovens Músicos», na categoria de Música de Câmara (nível superior), obtendo o 2.º prémio.

Frequentou Cursos de Violino e Música de Câmara com reputados professores e intérpretes internacionais. Participou, de 1998 a 2002, na Semaine Internationale de Musique, sob a direção de Richard Hortien. Em 2003, no mesmo estágio, tocou a solo o Concerto em Ré Maior de Beethoven. Foi concertino da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música 2002, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo. Nesse ano, foi membro do 4.º Estágio Nacional de Orquestra APROARTE, sob a direção de Ernest Schelle.

Participou no concerto A Menina do Mar, com direção de Rui Pinheiro e encenação do grupo Lua Cheia, apresentado no projeto educativo «Descobrir a música» na Gulbenkian.

Colabora regularmente com a Orquestra Clássica da Beira Interior, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Camerata Alma Mater, Ensemble 20/21, Orchestrutopica, entre outras formações.

É violetista e membro fundador do quarteto ArtZen, com o qual já realizou concertos em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Toulouse, Bruxelas e Luxemburgo. Este agrupamento foi laureado no Prémio Jovens Músicos 2007 com o 1.º lugar (categoria de música de câmara, nível superior). É também membro da Camerata Alma Mater.

Leciona na Escola de Música do Conservatório Nacional, no Conservatório de Música da Metropolitana e no projeto Orquestra Geração.