Apresentação

facebook Instagram Youtube

Escola Profissional Metropolitana

Apresentação


Criada no ano letivo 2008-2009, a Escola Profissional Metropolitana (EPM) veio ultrapassar uma necessidade há muito sentida na formação musical.



ESCOLA PROFISSIONAL METROPOLITANA

Ensino integrado de música – Apoiado pelo Ministério da Educação


Criada no ano letivo 2008-2009, a Escola Profissional Metropolitana (EPM) veio ultrapassar uma necessidade há muito sentida na formação musical. O sucesso da EPM está bem patente através da qualidade dos estudantes e da formação que recebem; são significativos os resultados obtidos em concursos nacionais e internacionais, assim como em festivais e audições públicas. Beneficiando de uma envolvência musical inédita no plano nacional, os alunos da EPM têm a vantagem de fazer a formação em contexto de trabalho, de nível profissional, com as orquestras da AMEC / Metropolitana.

Neste momento a EPM tem a oferta educativa dos cursos:

Curso Básico de Instrumento 
(Nível II – equivalente ao 9° ano de escolaridade)

Instrumentista de cordas e teclas 
(Nível IV – equivalente ao 12.º ano de escolaridade)

Instrumentista de sopros e percussão 
(Nível IV – equivalente ao 12.º ano de escolaridade)

Os concertos públicos regulares com formações compostas por alunos da EPM, ou integradas em outros agrupamentos da Metropolitana, têm sido o principal veículo para a divulgação do trabalho desenvolvido. São um recurso pedagógico essencial à aquisição de competências por parte dos alunos.

Neste momento, os alunos da EPM desenvolvem na sua formação semanal um trabalho intenso em orquestra e música de câmara, sendo possível formar diversos agrupamentos que se destacam pela sua qualidade: Orquestra Clássica Metropolitana, Orquestra de Sopros Metropolitana, Orquestra Júnior EPM, Coro EPM, Percussões Metropolitana, Ensemble de Saxofones Metropolitana, Ensemble de Clarinetes EPM, Mopho Ensemble, Big Band EPM, Mix Ensemble e Camerata EPM.