Piccola Orquestra Metropolitana

facebook Instagram Youtube

Agrupamentos


Fazem parte integrante da Metropolitana inúmeros agrupamentos de dimensão variável que se apresentam com grande regularidade em público e que interagem entre si, preparando reportórios muito variados.

Piccola Orquestra Metropolitana

Piccola Orquestra Metropolitana

Direção Artística | Susana Henriques


O projeto da Metropolitana distingue-se por promover um ensino da música particularmente dinâmico e abrangente. Nas suas escolas, alunos de todas as idades evoluem não só técnica e artisticamente, mas também como indivíduos, em torno dos músicos profissionais da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Com este desígnio, a Piccola Orquestra Metropolitana constituiu-se no ano letivo 2012/2013, no âmbito do programa pedagógico do Conservatório de Música da Metropolitana. Trabalha com alunos de idades compreendidas entre os seis e os doze anos, proporcionando-lhes a prática instrumental em conjunto, disciplina nuclear da formação de qualquer músico.

Tem sempre presente a preocupação de mostrar em público os resultados da aprendizagem. Por isso, a sua atividade estende-se para lá da sede da Metropolitana, instalando-se frequentemente em palcos prestigiados da cidade de Lisboa. Já abriu por duas vezes concertos «Caixa de Música» no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém: em maio de 2015, com transcrições originais de bandas sonoras de filmes da Disney, e em fevereiro de 2016, com a suíte para orquestra de sopros do compositor Lino Guerreiro baseada no livro de contos Bichos de Miguel Torga, num concerto solidário a favor da União Zoófila, com a participação de Ana Galvão  e Nuno Markl e uma assistência em número superior a mil pessoa.

Deste modo, brincando muito a sério, junta aos propósitos didáticos uma consciência de cidadania e, sempre, a capacidade de encantar audiências com repertório orquestral de grande efeito.