Janete Santos

facebook Instagram Youtube

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra


Janete Santos

Janete Santos

Flauta


Natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais no ambiente familiar, prosseguindo-os na Academia de Música de Castelo de Paiva e, posteriormente, no Conservatório de Música do Porto, onde terminou o curso complementar com a classificação máxima, na classe de Flauta do professor Luís Meireles


Mais tarde, ingressou na Academia Superior de Orquestra, onde concluiu a licenciatura, tendo estudado com os professores Tristan Hayoz, Sandra Pina e Anabela Malarranha, na disciplina de Flauta, e com o maestro Jean-Marc Burfin, integrada na Orquestra Académica Metropolitana. Participou em masterclasses com os mais prestigiados flautistas, como Vicenz Pratz, Magdalena Martinez, Patrick Gallois, Herbert Weissberg e Rien de Reed, entre outros.

Foi laureada em diversos concursos, destacando-se o Prémio Jovens Músicos, na categoria de Flauta e Música de Câmara, Juventude Musical Portuguesa, Prémio Fórum Musical e Concurso de Interpretação do Estoril. Integrou várias orquestras de jovens, como a Orquestra Portuguesa da Juventude, a Orquestra das Escolas Particulares, a Orquestra de Sopros dos Templários e a Orquestra Internacional de Jovens Europeus.

Apresentou-se como solista com a Orquestra Académica Metropolitana e a Orquestra Clássica do Porto. Realiza frequentemente recitais, com várias formações de câmara, interpretando repertórios de vários estilos, desde a música barroca à música contemporânea.

Atualmente, ocupa o lugar de Solista B na Orquestra Metropolitana de Lisboa e, paralelamente, leciona no Conservatório de Música da Metropolitana e na Academia Nacional Superior de Orquestra.