Corey Cerovsek - violino

facebook Instagram Youtube

Solistas

Corey Cerovsek - violino


Corey Cerovsek - violino



Corey Cerovsek

Considerado um dos maiores violinistas da atualidade, Corey Cerovsek nasceu em Vancouver (Canadá) e começou a tocar violino aos 5 anos de idade. Graduou-se aos 12 anos na Universidade de Toronto, com Medalha de Ouro e as mais altas classificações. Nesse mesmo ano, foi aceite como aluno pelo lendário Josef Gingold na Universidade de Indiana, onde se graduou aos 15 anos, em Matemática e Música, fez mestrados em ambas as áreas aos 16 e, concluiu o doutoramento com apenas 18 anos. Paralelamente, estudou piano com Enrica Cavallo, tocando frequentemente ambos os instrumentos em concerto.

 

Como solista, tem tocado sob a direção de maestros como Zubin Mehta, Charles Dutoit, Michael Tilson Thomas, Neeme Järvi, Andrew Litton, Yoel Levi e Jesús López-Cobos; e com orquestras como as de Boston, Filadélfia, São Francisco, Detroit, Cleveland, St. Louis, Atlanta, Baltimore, Montreal, Vancouver e Toronto, as Filarmónicas de Israel e de Hong Kong, a Residentie Orkest de Haia, as Sinfónicas de Praga, Berlim, Irlanda, Sydney, Melbourne e Bournemouth, a Orquestra de Câmara de Viena, e muitas outras. Realizou digressões na Austrália, Canadá, Dinamarca, Japão, China, Áustria, Holanda, Brasil e Espanha. Em recital, tem atuado por todo o mundo, nas principais salas de concerto e festivais. Os seus CD têm recebido as melhores críticas e distinções, incluindo o Prémio Midem para a Melhor Gravação de Música de Câmara e a nomeação para os Grammy Awards.

 

Atualmente, é Professor de Violino na Universidade UBC em Vancouver.

 

Corey Cerovsek toca com o lendário Stradivarius «Milanollo» de 1728, um violino que foi tocado, entre outros, por Christian Ferras, Giovanni Battista Viotti e Nicollò Paganini.