Adrian Brendel - violoncelo

facebook Instagram Youtube

Solistas

Adrian Brendel - violoncelo


Adrian Brendel - violoncelo



Adrian Brendel

Um dos violoncelistas mais versáteis e originais da atualidade, Adrian Brendel viaja regularmente por todo o mundo como solista, músico de câmara e professor. Começou estudos de Violoncelo com William Pleeth, com quem aprofundou muito a sua relação com a Música de Câmara. De seguida, estudou com Alexander Baillie e Frans Helmerson em Londres e Colónia, frequentando também masterclasses orientadas por György Kurtág, Ferenc Rados, membros do quarteto Alban Berg e seu pai, Alfred Brendel. Uma muito elogiada gravação das Sonatas para Violoncelo e Piano de Beethoven, onde toca junto de seu pai, está disponível no catálogo da Philips, tendo sido registada durante as digressões realizadas na temporada de 2003/2004. Projetos com compositores contemporâneos e destacados maestros, tais como Kurtág, Thomas Adès e Peter Eötvös, inspiraram-no a cultivar a Música Contemporânea nos seus programas de concertos, sempre que tal se proporciona.

 

 

Adrian Brendel

Muito requisitado para se apresentar em recitais ou como solista, Adrian toca junto de Imogen Cooper, Aleksandar Madzar, Till Fellner, Tim Horton e Kit Armstrong. Os seus parceiros de Música de Câmara incluem ainda Henning Kraggerud, Lisa Batiashvili, Lars Anders Tomter, Andrej Bielow, Katharine Gowers e Alasdair Beatson, para citar apenas alguns. Nos últimos anos, apresentou-se nos festivais internacionais de Aldeburgh, Cheltenham, Verbier, Ernen, Salzburg, Sonoro, Enescu, Schubertiade e Ruhr. É presença habitual nas temporadas do Wigmore Hall de Londres, da Philharmonie de Berlim, do Musikverein de Viena, do Concertgebouw de Amsterdão e de muitas outras importantes salas de concerto europeias. Realizou concertos como solista com muitas orquestras de grande prestígio em todo o Reino Unido, Alemanha e Europa Oriental.

Adrian Brendel

 

Adrian Brendel é Diretor Artístico do Festival Plush, o qual se realiza todos os verões desde 1995 em Plush, Dorset, e é Professor de Violoncelo e de Música de Câmara na Guildhall School of Music and Drama, em Londres.