Sally Dean

facebook Instagram Youtube

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra


Sally Dean

Sally Dean

Oboé


Nasceu em 1978 em Adelaide, na Austrália. Estudou no Elder Conservatorium da Universidade de Adelaide com o famoso oboísta Jiri Tancibudek, a quem Martinů dedicou o seu Concerto para Oboé e Orquestra.


Posteriormente, continuou os seus estudos em Londres, na prestigiada Royal Academy of Music, onde completou o diploma de pós-graduação em Oboé, assim como o diploma de professora deste instrumento. Nesta escola, teve como professores Douglas Boyd e Melinda Maxwell. Concluídos os estudos em Londres, instalou-se em Karslruhe, na Alemanha, para estudar na Musikhochschule com o famoso músico e pedagogo Thomas Indermühle, concluindo com alta distinção o Diplom Künstlerische Ausbildung. Foi distinguida em vários concursos internacionais, incluindo o Janet Craxton Prize para o melhor aluno de Oboé da Royal Academy of Music (2001), o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Oboé Lauschmann em Mannheim (2003). Nesse mesmo ano, foi finalista do prestigiado Concurso Internacional para Instrumentos de Sopro de Bayreuth, na Alemanha.

Tem-se dedicado a uma intensa atividade como solista e em música de câmara, tendo atuado em países como França, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Austrália, onde se apresentou a solo com a Adelaide Symphony Orchestra. Tem sido frequentemente convidada a desempenhar o lugar de primeiro oboísta em várias orquestras, das quais se destacam a Adelaide Symphony Orchestra, Orquestra Nacional do Porto, Kürpfalsiches Kammerorchester Mannheim e English National Ballet Orchestra.

Em 2004, Sally Dean integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde ocupa o lugar de Solista A e chefe de naipe, assim como professora de Oboé na Academia Nacional Superior de Orquestra.