José Teixeira

facebook Instagram Youtube

Orquestra Metropolitana de Lisboa

2ºs Violinos


José Teixeira

José Teixeira

Violino


Começou por estudar piano aos oito anos de idade, passando para o clarinete pouco depois.
 

Em 1990, iniciou os estudos de violino na Escola Profissional de Artes de Mirandela, na classe do professor António da Cunha e Silva. Prosseguiu os estudos superiores na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde concluiu a sua licenciatura, na classe de violino do professor Aníbal Lima. Participou em masterclasses com os professores Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Sergei Kravchenko, David Ovchareck, entre outros.

Foi selecionado para orquestras internacionais de jovens como a Orchestre des Jeunes de la Mediterranée, Aberdeen Festival Orchestra e Nationaal Jeugd Orkest, com as quais atuou em algumas das mais emblemáticas salas da Europa. Apresentou-se como concertino e também como solista com a orquestra Esproarte e com a Orquestra Académica Metropolitana.

Foi-lhe atribuído o prémio «Melhor Aluno 1995» pelo Governo Civil de Bragança. Conquistou o 1º prémio no concurso internacional «Maurice Raskin» (Bélgica, 1996). Fundou o quarteto Esproarte, com o qual conquistou ainda o 1º Prémio no Concurso Jovens Músicos da RDP (1996) no nível médio, e foi semifinalista no Concurso Internacional de Aberdeen, na Escócia. Integrado em várias formações e também como solista, apresentou-se em diversos países, tais como Canadá, Escócia, Holanda, Suíça, França, Espanha, Áustria, Alemanha e Angola.

Foi autor e encenador da obra «História da Música no Palco», produzida pelo Conservatório de Música de Santarém e estreada no Teatro Sá da Bandeira.

Integra desde 2002 a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Atualmente, leciona na Escola Profissional e na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana.

Frequentou o curso de Mestrado em Pedagogia do Instrumento da Metropolitana/Universidade Lusíada. É membro fundador da OUTRARTE, um projeto multidisciplinar vocacionado para a conceção e realização de programas inovadores.