Música para todas as idades

facebook Instagram Youtube

Notícias

Música para todas as idades


Conservatório de Música da Metropolitana

CMM: Música para todas as idades

CMM:
Música para todas as idades


O ensino da música não se orienta exclusivamente para a formação de músicos profissionais. Todos somos ouvintes de música, em conformidade com os diferentes gostos. De igual forma, saber tocar um instrumento é algo que todos podemos fazer com prazer, independentemente da idade ou do nível técnico que se alcance. De uma ou de outra forma, a música proporciona entretenimento, potencia o desenvolvimento pessoal, é estímulo emocional e cognitivo, acrescenta competências nos domínios do desempenho físico-motor e da comunicação interpessoal, é veículo de cultura e cidadania. Mas para se ser um ouvinte informado ou um instrumentista amador competente, para se obter melhor proveito das horas que se dedicam, é fundamental ter acesso ao conhecimento mediante formação específica.

No Conservatório de Música da Metropolitana entende-se que a música deve integrar naturalmente as nossas vidas, e que existem percursos de aprendizagem alternativos que contribuem para que assim aconteça. Nas últimas décadas assistiu-se a uma consciencialização generalizada da importância que o ensino da música tem na infância e na adolescência. Os conservatórios de música têm cumprido essa missão, com o empenho dos alunos, dos professores, e a ajuda das famílias, que valorizam o esforço. Muitos dos alunos que frequentam os cursos de instrumento do Conservatório da Metropolitana, desde os três ou quatro anos de idade em diante, prosseguem vias de estudo vocacionais afins. Outros levam consigo uma relação muito especial com a música, que os acompanha dia a dia e muitas vezes faz a diferença. Nos ateliês instrumentais o mais pequenos tocam em público, permitindo às crianças que assistem experimentarem, também elas, tocar os diferentes instrumentos. A Piccola Orquestra Metropolitana e os Piccolos da Metropolitana sobem aos mais importantes palcos da cidade de Lisboa mostrando ao vivo o trabalho desenvolvido. Há, porém, cada vez mais, pais e avós que não se limitam a esperar no corredor pelo final da aula. Também eles se tornaram nossos alunos.

A prática musical pode trazer benefícios a qualquer pessoa, desde que seja planeado e cumprido um plano de estudos adequado. O Conservatório da Metropolitana também é uma escola de música para adultos. Os Cursos Livres de Instrumento respondem às expetativas daqueles que pretendem fazer uma aprendizagem desalinhada com os programas de ensino convencionais. Faz-se música sozinho ou com os outros em audições conjuntas, conforme a confiança o permita. Pais e filhos, avós e netos, amigos... todos os pretextos são bons para se fazer música em família, vivendo a música, por dentro. Porque não, passar para «o lado de dentro»?